sexta-feira, 28 de julho de 2017

Venezuela: Oposição inicia “tomada” do país durante três dias em protesto

A oposição venezuelana inicia hoje uma "tomada" do país que se vai prolongar durante três dias, em protesto contra a proibição de manifestações públicas e contra as eleições para a Assembleia Constituinte, previstas para domingo.
Resultado de imagem para Venezuela: Oposição inicia “tomada” do país durante três dias em protesto
A aliança da oposição Mesa de Unidade Democrática (MUD) disse que o objetivo é aumentar a pressão, porque “não há nenhuma proposta séria do Governo para retirar a constituinte”, pelo que os próximos três dias são de “rua e protestos”.
“Nem por um minuto pensemos que há que baixar a pressão. O Governo irá em frente com a sua constituinte falsa, temos que preparar-nos para aprofundar o conflito”, disse na quinta-feira, o vice-presidente do parlamento, Freddy Guevara.
Numa conferência de imprensa em Caracas, o deputado, apelou aos venezuelanos para que depois das 12:00 horas (17:30 horas em Lisboa), realizem a “tomada da Venezuela” e continuem nas ruas, avenidas e principais estradas do país.
Entretanto foram criados 96 pontos para denúncias sobre delitos eleitorais, suspendida a venda bebidas alcoólicas e artifícios pirotécnicos, assim como o porte de armas.
A partir de hoje 142.000 funcionários dos organismos de segurança vão cuidar dos centros eleitorais e as Forças Armadas vão ativar várias zonas de proteção especial temporária até às 23:50 horas da terça-feira, 01 de agosto.
A oposição venezuelana acusa o Presidente Nicolás Maduro de pretender usar a Assembleia Constituinte para impor uma constituição ao estilo de Cuba.
Além disso, a oposição tem denunciado que o processo é fraudulento, porque seria necessário, segundo a legislação em vigor, realizar um referendo consultivo para que o povo decida se quer ou não uma Constituinte.
Por outro lado questiona o facto de o Conselho Nacional Eleitoral, por instruções do Chefe de Estado, ter estabelecido votos do tipo “setorial” e “territorial”, argumentando que o voto é universal e secreto.
Na Venezuela, as manifestações a favor e contra Maduro intensificaram-se desde 01 de abril passado, depois de o Supremo Tribunal ter divulgado duas sentenças, que limitam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assume as funções do parlamento.
A 01 de maio, Maduro anunciou a eleição de uma Assembleia Constituinte para alterar a Constituição, o que intensificou os protestos que, desde abril, provocaram pelo menos 103 mortos.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário