sábado, 29 de julho de 2017

FINANÇAS PESSOAIS Como fazer render o subsídio de férias

Fotografia: DR
Percorremos os bancos para conhecer as melhores opções para aplicar o seu dinheiro.
Se já decidiu que não vai gastar o subsídio de férias nas férias, temos uma boa e uma má notícia para lhe dar. A boa é que fizemos o trabalho de campo e fomos bater à porta de nove bancos à procura da melhor solução para fazer render esse valor. A má é que o rendimento esperado é dececionante.
Durante o mês de julho entrámos nas agências e contactámos alguns dos principais bancos portugueses. O objetivo foi procurar, por um ano, o melhor multiplicador para 2500 euros, considerando que possa ser essa a poupança de uma família, por exemplo, em que cada membro do casal receba cerca de 1100 euros, o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal, incluindo horas extras, subsídios ou prémios, segundo dados da Pordata.

Se não for cliente do banco e tiver de abrir uma nova conta – é obrigatório ter uma conta à ordem para aplicar dinheiro numa conta a prazo –, na maioria dos bancos ficará a perder. Nos casos em que tem ganhos, são tão insignificantes que não vale a pena tirar o dinheiro de casa.

O Banco Invest é o que oferece a melhor taxa de juro (1,3% líquida), exclusiva para novos montantes, seguida do Banco BNI Europa (0,9% líquida). Contudo, para ter acesso ao produto Invest Choice Novos Depósitos do banco líder da nossa seleção, tem de abrir uma conta com 5000 euros. Para quem já é cliente, este valor não se aplica.

Conclusão: o melhor depósito a prazo a um ano rende abaixo da inflação, que, de acordo com as projeções do FMI para 2017, deve situar-se em 1,6%. Uma regra base dos aforradores é verificar se a taxa de juro dos depósitos é superior à inflação, de modo a que as suas poupanças não percam valor. Outra é fazer uma gestão ativa dos depósitos e não hesitar em mudar de banco se não estiver satisfeito.

Não espere milagres. Nem mesmo em alguns dos maiores bancos portugueses. Na Caixa Geral de Depósitos foi-nos sugerido o depósito a prazo Caixa Poupança a 181 dias, que rende 0,036% (TANL), e que daria 0,9 euros no final dos seis meses. O funcionário alertou para os 4 euros mensais de comissão. Seriam mais as comissões do que o que iria receber.

No Millennium bcp os depósitos estão a taxas nulas. Sugeriram-nos o Depósito Millennium a 3 anos, que permite a mobilização antecipada, mas com penalização no período de 360 dias. Estaria fora de questão pelo prazo, mesmo antes de saber que a comissão seria de 5,20 euros. Para o montante em causa, o Banco BPI informou-nos de que apenas tem depósitos a prazo a 0%.

Já no Banco CTT, um dos poucos que não cobra comissões pela conta à ordem, deram-nos a conhecer o Depósito a Prazo Banco CTT com uma taxa bruta de 0,25%, ou seja, 0,18% líquida. Assim, aplicando 2500 euros durante um ano renderia 4,5 euros.

Se houve um aspeto positivo na nossa pesquisa foi saber que já não é estranho pedir por escrito a informação detalhada e receber uma ficha de informação normalizada (FIN). Foi assim nos nove bancos, sem exceção. Sinal de que a transparência na informação ao cliente da banca deixou de estar em segundo plano.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário