sábado, 29 de julho de 2017

Balsemão critica "lixeira gigantesca" nas redes sociais e nos motores de busca

PEDRO ROCHA / GLOBAL IMAGENS
Há "organizações montadas para difundir rapidamente notícias falsas", disse o presidente da Impresa

O presidente do grupo de 'media' português Impresa, Francisco Pinto Balsemão, criticou este sábado, na cidade da Praia, a "lixeira gigantesca" nas redes sociais e nos motores de busca, salientando que são cada vez mais explorados para difusão de "mentiras e meias verdades".

Pinto Balsemão falava hoje, na cidade da Praia, numa conferência sobre democracia e governança, num debate com o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves.

"A lixeira gigantesca nas redes sociais e nos motores de busca é cada vez mais explorada para difusão de mentiras, meias verdades e factos alternativos", criticou o empresário e também antigo primeiro-ministro português.

O também antigo jornalista lembrou que isso sempre existiu e foi denunciado, mas notou que agora há "organizações montadas para difundir rapidamente notícias falsas".

Por isso, disse que a comunicação social pode desempenhar um papel importante, de "separar o trigo do joio", veicular opiniões sobre factos divergentes, para as pessoas decidirem consoante a sua própria vontade.

No capítulo do debate sobre a relação entre os partidos e a comunicação social, Pinto Balsemão disse que os media não podem ser considerados como o 4º poder, explicando que não foram eleitos.

Mas entendeu que os órgãos de comunicação social devem ser vistos como o "contrapoder", já que é a "outra face da moeda" capaz de fiscalizar os poderes instituídos.

Por sua vez, José Maria Neves disse que a relação entre partidos e comunicação é "sempre difícil, tensa e há uma desconfiança mútua", mas considerou ser "fundamental" para a democracia que haja liberdade de imprensa e a possibilidade do dissenso.

O ex-chefe de Governo entendeu também que os media não são o quarto poder, mas sim o centro do poder, onde os dissensos são importantes.

A conferência foi organizada pela Fundação José Maria Neves para a Governação, que mensalmente convida personalidades nacionais e estrangeiras para falar sobre determinado assunto.

Com o tema "Democracia e Governança: um Futuro a Construir?", foi a quarta conferência da fundação que nasceu em abril último e que José Maria Neves é patrono e presidente.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário