quinta-feira, 27 de julho de 2017

360º - Mação é um concelho-modelo no combate aos fogos, mas ardeu. E um autarca tinha previsto a tragédia 24 dias antes. O que falhou?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Hoje de manhã, o fogo em Mação estava já em rescaldo(depois de um dia e uma noite muito complicados, como pode veraqui). Mas já há outros fogos preocupantes: em Nisa, por exemplo, foi ativado o plano municipal de emergência e foi evacuado um lar da Misericórdia, onde estavam 50 idosos. Vamos seguir todos os desenvolvimentos de mais um dia de incêndiosneste liveblog.

O vice-presidente de Mação andou mais de uma década a fazer avisos - e previu a tragédia 24 dias antes de acontecer, na televisão, repetindo os avisos já este mês, frente aos deputados, no Parlamento. E deixou ainda uma previsão que está por se concretizar, mas que convinha levar a sério: "Um dia destes vai arder uma aldeia de fio a pavio". Para agravar tudo isto, sobra um facto: Mação é considerada por todos um concelho-modelo no combate aos fogos. A Rita Tavares foi tentar perceber porque é que, mesmo assim, aconteceu o que aconteceu.

Do dia de desespero de ontem em Mação sobrou uma história que consegue ser caricata e simbólica ao mesmo tempo. António Colaço, que foi assessor do PS durante mais de 20 anos e é natural de Mação, foi colocando vídeos no Facebook sobre o combate aos fogos. E contou que se cruzou com auto-tanques e ambulâncias perdidos, que paravam para pedir indicações aos habitantes locais.

Marcelo falou sobre a polémica da lista oficial de mortos em Pedrógão Grande. E, numa entrevista ao DN, pediu "cabeça fria" ao Governo e à oposição. Ontem, António Costa também comentou o tema, afirmando que dizer que o Governo tentou ocultar informação "seria das acusações mais parvas que eu já vi".

Uma outra frase de Marcelo Rebelo de Sousa, dita há dois dias, fica a marcar esta época de fogos e a polémica sobre a lista oficial de mortos em Pedrógão: "Em ditadura, lembro-me há 50 anos, era possível haver tragédias e nunca ninguém percebia bem qual eram os contornos das tragédias". O Vítor Matos explica de onde vêm estas referências: o atual Presidente viveu de forma intensa as cheias de 1967 e sabe como o regime controlou e censurou a informação. A história está muito bem contada aqui.


Informação relevante
Houve três mortos no primeiro dia de greve geral na Venezuela, em protesto contra as eleições para a Assembleia Constituinte convocados por Nicolás Maduro. O líder da oposição, em prisão domiciliária, publicou um vídeo a dar força aos manifestantes.

A pressão externa sobre Maduro está a aumentar:

Com a falta de solenidade que pelos vistos lhe parece ser uma virtude, o Presidente Trump usou ontem três tweetspara anunciar ao país uma nova política nas Forças Armadas: as pessoas transgénero vão deixar de ter a possibilidade de se alistarem. As razões avançadas são os “custos médicos enormes” e o facto de causarem “perturbação”.

Voltemos a Portugal

O Bloco de Esquerda diz que o PS “não tinha mandato” para tantas cativações e avisa que o BE não dá "cheques em branco a ninguém". As declarações são de Pedro Filipe Soares, líder do grupo parlamentar dos bloquistas, em entrevista àRenascença e ao Público. Uma última nota: para o BE, nos fogos "há, em primeiro lugar, um problema comunicacional do Governo”. Vou repetir e sublinhar: "em primeiro lugar".

A Segurança Social retirou 11 jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, de um lar no Caramulo, Tondela, por suspeitas de maus tratos. A notícia é do JN.

Os 10 mais ricos de Portugal ficaram mais ricos neste último ano. A família Amorim está em primeiro lugar noranking da revista Exame, seguida de Alexandre Soares dos Santos e da família Guimarães de Mello, que tem investimentos no grupo José de Mello, Brisa, CUF e Efacec.

O Sporting perdeu por 3-0 com o V. Guimarães e, na crónica do jogo, o Bruno Roseiro explica que "tudo o que podia ter corrido mal, correu pior".

Devemos tomar antibióticos até ao fim? Um novo estudo, publicado no British Medical Journal, diz que não. Motivo: o “período prescrito” vai muito para lá daquilo que seria necessário e isso acaba por ter um efeito perverso.


Os nossos Especiais

Matateu nasceu há 90 anos e o Rui Miguel Tovar foi entrevistar a sua filha, Argentina. É uma conversa que vale a pena ler: "Havia um Portugal-Argentina no Jamor. O meu pai estava a jogar e, ao intervalo, anunciaram o nascimento de uma menina, filha do Matateu. O jornal A Bola sugeriu o nome de Argentina e o meu pai aceitou. Se jogássemos nesse dia com o Japão, ficava Japão".


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Se isto é um primeiro-ministro": "Porque é que Costa teve medo de revelar os nomes das 64 (que podem ser 66) vítimas de Pedrógão? Talvez porque tem responsabilidade em muitas medidas e nomeações indissociáveis da tragédia que vivemos".

Helena Garrido escreve "Um dia podemos ser nós": "A acção do Governo nos incêndios e em Tancos, o caso Gentil Martins e as criticas aos jornalistas são acontecimentos e sintomas que nos convidam a reflectir. Hoje é com os outros. Amanhã não sabemos".

Paulo Tunhas escreve "Um homem muito perigoso": "É difícil, por estes dias, não pensar o pior de António Costa. A razão do fenómeno está no próprio Costa, nos limites, agora postos à vista de toda a gente, da sua percepção das coisas como estadista".


Notícias surpreendentes
Estreia hoje “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas”, de Luc Besson. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas: o filme "é melhor e tem mais personalidade e mais sumo do que 99,9% dos filmes Marvel e DC".

Há mais filmes para ver esta semana. “Exército de um Homem Só” é uma comédia interpretada por Nicolas Cage e Eurico de Barros considera-a "uma farsa pseudo-satírica insondavelmente imbecil". "Olha que Duas" também é uma comédia, com Goldie Hawn e Amy Schumer.

Os objetos do dia a dia também têm utilidades que nos escapam (como aqueles furos extra nos ténis). Para que servem as coisas que estão mesmo à frente dos nossos olhos? Esta fotogaleria explica.

Quer um carro feito à medida? Paris Hilton também - por isso, pediu que lhe pintassem de cor de rosa um Bentley Continental GT. Há muitos outros casos, que vão do ridículo ao fantástico.

Hoje vai ser mais um dia preocupante de fogos e vamos seguir tudo ao minuto aqui no Observador.
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário