terça-feira, 27 de junho de 2017

TECNOLOGIAS EM ACTUALIZAÇÃO Ciberataque alastra-se a outros países


O ciberataque teve início na Ucrânia, mas já afectou outros países. Grandes empresas com actividade em Espanha, França, Países Baixos, Reino Unido, Dinamarca e Rússia também já foram alvo da nova vaga de ataque digital.

Ciberataque alastra-se a outros países

Vários bancos e empresas ucranianas foram os primeiros alvos a serem atingidos esta terça-feira, 27 de Junho, por um novo ciberataque que também visou os serviços do Governo e a distribuidora de electricidade do país. Uma ameaça informática que entretanto se espalhou a grandes empresas de outros países como Rússia, Espanha, França, Países Baixos, Reino Unido, Dinamarca e Noruega.

A agência de informação tecnológica suíça MELANI refere que se trata do software conhecido como Petya, que explora vulnerabilidades dos sistemas de e-mail e, uma vez instalado, bloqueia os sistemas e exige o pagamento de um resgate para reactivá-los, refere a Reuters.

As autoridades da Ucrânia dizem tratar-se de uma nova versão do WannaCry, que afectou vários países em Maio, nomeadamente Portugal. O secretário do conselho de segurança do país, Oleksandr Turchynov, já apontou o dedo a Moscovo, indicando que "é possível falar de impressões digitais russas" neste incidente.


A Ucrânia tem responsabilizado a vizinha Rússia - voltou a fazê-lo desta vez - pela autoria deste género de ataques - em especial o que ocorreu no final de 2015 contra a rede eléctrica - e a que se seguiram tentativas de intrusão nos sites do Estado.

O banco ucraniano Oschadbank é um dos alvos da intrusão, garantindo no entanto a instituição que os dados dos seus clientes não foram afectados. Também o metro de Kiev sofreu perturbações nos sistemas pela mesma razão.

A gestora da rede eléctrica Ukrenergo também admitiu um ataque mas que não teve impacto nas linhas de transporte de energia. Também a eléctrica Kyivenergo foi atacada, tendo desligado todos os computadores na sequência da ameaça informática. "Estamos à espera de autorização dos serviços de segurança da Ucrânia para voltar a ligá-los," disse ao Kyiv Post o porta-voz da Kyivenergo.

O sistema informático do Governo está igualmente indisponível, segundo o correspondente da BBC Radio em Kiev. No Twitter, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Pavlo Rozenko, partilhou uma imagem do ecrã do seu computador onde são visíveis mensagens de erro.
.
"Aviso: não desligue o seu computador! Se interromper este processo, poderá destruir todos os seus dados! Por favor garanta que o cabo de energia está ligado!", lê-se na mensagem visível no ecrã, enquanto o sistema corre uma ferramenta de reparação do disco.

Entre as empresas afectadas está o fabricante de aviões Antonov. No aeroporto de Boryspil, na capital Kiev, o sistema informático foi afectado e a gestora da infra-estrutura diz que os voos deverão sofrer atrasos. 

Fonte: Jornal de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário