terça-feira, 27 de junho de 2017

O que mostra a Caixa Negra da tragédia

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
O Presidente do Brasil foi acusado de corrupção passivaTemer é acusado de ter recebido subornos do milionário Joesley Batista, por intermédio de um ex-deputado.
Os EUA avisaram para um novo ataque químico que a Síria estará a preparar. E avisaram Assad que "pagará um preço alto" se avançar com os planos (que ninguém sabe como foram conseguidos ou que detalhe têm). 
22 milhões de americanos podem perder o seguro de saúde, caso seja aprovada a proposta apresentada pelo Partido Republicano de substituição do Obamacare. A avaliação foi revelada pelo Gabinete Orçamental do Congresso e tornará mais difícil a aprovação da proposta que está longe de criar unanimidade na bancada conservadora.
O revestimento da Torre Grenfell foi retirado do mercado. As autoridades começaram uma mega-inspecção e já encontraram 75 edifícios em todo o Reino Unido com o mesmo revestimento inflamável que se revelou fatal no incêndio na Torre Grenfell, em Londres, que matou 79 pessoas. A empresa responsável pelo revestimento vai deixar de o vender.

Notícias do dia

A nossa manchete de hoje não é fácil de ler. Porque mostra, minuto a minuto, hora a hora, a chamada fita do tempo das comunicações na tragédia de Pedrógão Grande, mostrando pessoas cercadas pelo fogo e sem assistência, devido a falhas do SIRESP e uma clara dificuldade em acorrer a todos os fogos. O Tiago Luz Pedro e o Luciano Alvarez fizeram uma síntese - mas também nos deixaram o relato integral que já está nas mãos do Governo.
Depois de saber isto, o MAI respondeu com um comunicado: para chegar a "respostas rigorosas" sobre funcionamento do SIRESP, pediu não um, mas dois relatórios ao funcionamento do sistema. Mas talvez devesse começar por rever outra coisa: o Estado iliba o SIRESP de responsabilidades em caso de falhas em catástrofes
Hoje, António Costa recebe a esquerda para falar sobre incêndios. E a reunião pode não ser fácil. Se o Bloco queria um "plano de emergência", o Governo diz que não há e não é preciso. Por isto. Já ontem, Passos Coelho começou ao ataque e acabou à defesa. E a pedir desculpa. O nosso Editorial é sobre isso: o que nunca poderás dizer.
Saindo dos incêndios, mas continuando na política, eis o que o PS vai entregar hoje: propostas para evitar novos "lesados" do BES. Com um apertão à banca, antecipa a Liliana Valente.
Para nós, há outra boa notícia: já vai ser possível abrir conta por videoconferência. Vai também ser possível pagar impostos a crédito (mas os juros vão ser bem altos, avisam a Rosa Soares e o Pedro Crisóstomo). E até vamos ter apoios para reabilitar a casa - desde que até 1400 euros, a partir de Setembro.
Quem ainda se queixa? “É inaceitável que a banca ponha uma cruz em cima do sector da construção”, diz Pedro Gonçalves, o presidente da Vallis, o fundo que aposta em recuperar o sector. A entrevista é da Luísa Pinto.
Entre dois mundos estará o ex-autarca Hermínio Loureiro, agora libertado - mas com uma caução de 60 mil euros. Estará “fortemente indiciado” por dois crimes de corrupção, cinco de prevaricação, um de tráfico de influência e outro de detenção de arma proibida. Agora, a CDU teme que o caso Ajuste Secreto chegue à recolha de lixo no Porto. O Abel Coentrão explica.
Falando na Justiça, há um problema crescente nos julgados de paz.O número de processos caiu a pique e faltam juízes.
E também há um crescente de segurançajá se contam sete incidentes com drones num só mês.
E uma contestação a crescer no SNSCom direito a manifesto, diz o DN.
Fechando este bloco com uma notícia animadora: este Verão, há mais autocarros e descontos nos comboios para ligar o interior às praias. E mais a Norte ainda vem um comboio dos anos 40.

Outras leituras

1.  Um acordo de risco garante a May um suporte básico de vida. Para garantir voto dos dez deputados do DUP, a primeira-ministra aceitou gastar mais mil milhões de libras na Irlanda do Norte, enfurecendo a Escócia e o País de Gales. Este acordo tem um preço, muitos riscos e nenhuma garantia de que May sobreviverá à convulsão que os próximos meses prometem, explica a Ana Fonseca Pereira.
2. As eleições locais confirmaram: “Berlusconi é politicamente imortal”. Olhando para os resultados, o Jorge Almeida Fernandes concluiu isto: as futuras legislativas poderão deixar de ser um referendo entre Renzi e Grillo. OCavaliere está de volta.
3. O D. Maria quer internacionalizar-se. Mas também quer fazer muita coisa por cá. E como é que se consegue tanta coisa? A Isabel Coutinho tem uma resposta para isso também (e sem dizer quem é, eu antecipo que se chama Tiago).
4. Dandy ou desportivo, quem é o homem da moda? A cada seis meses, 30 mil pessoas — muitos, muitos homens — concentram-se em Florença para ver e mostrar roupa. No seu corpo, como os pavões ou os dandies, nos pavilhões, com as melhores marcas masculinas do mundo, ou na passerelle. Pitti Uomo é uma feira — e uma festa do homem. E o que é que a Joana Amaral Cardoso nos diz sobre isto?

A agenda de hoje
  • Juntos por Todos, um espectáculo com 25 artistas nacionais, junta donativos para as vítimas da tragédia de Pedrógão Grande, Góis e os concelhos atingidos pelo maior incêndio da década na Europa. É as 21h00 e vai ser transmitida por todas as televisões em canal aberto e também pelas maiores rádios nacionais;
  • António Costa recebe Bloco e PCP, para tentar coordenar os dossiês relativos aos incêndios e florestas. Também há encontro na Concertação Social, para analisar os trabalhos em curso relativos aos incêndios ocorridos em Pedrógão e Gois;
  • Mais uma ronda negocial entre o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e o Ministério da Justiça, para tentar chegar a acordo sobre a revisão dos Estatutos do MP;
  • Uma exposição com 59 obras da pintora Paula Rego vai ser inaugurada no Centro Comercial Colombo, em Lisboa (qualquer coisa de inédito);
  • A Assembleia Nacional francesa reúne-se pela primeira vez na sequência das legislativas de 18 de junho, que deram uma maioria a Macron.

Só mais um minuto...

É que há um político que promete "fazer pelos dois", glosando o Salvador Sobral. A frase está num cartaz que, graças a Deus, não canta. Já basta assim.
Uma ideia que dava votos: em Madrid já se pode pagar para dormir a sesta. Quanto dava por uma horinha?
E mais uma ideia: correr até à luz no fundo do túnel. Eu explico: imagine que sabia o ponto de encontro, o dia e a hora de uma corrida, mas não sabia qual o caminho ou a distância que ia percorrer. Tinha coragem de se inscrever? A Carolina foi filmar um bocadinho, em 360º.
Espero ter conseguido deixar-lhe uma luz para o dia que se segue - pelo menos um sorriso nos lábios. Vamos lá começar? 
Já sabe que estaremos sempre por aqui, para lhe fazer companhia e dar informação. Tenha um dia bom, produtivo e feliz. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário