terça-feira, 27 de junho de 2017

Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa

Nos últimos cinco anos Portugal ultrapassou a Grécia e passou a ser o país com mais grandes incêndios.Resultado de imagem para Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa
Os grandes incêndios que afetaram a região Centro no Pinhal Interior a partir de 17 de junho, matando 64 pessoas em Pedrógão Grande e atingindo vários outros concelhos, foram os maiores da última década na União Europeia.
Os dados registados desde 2007 pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS) e consultados pela TSF revelam que, ao contrário do que aconteceu até 2012, nos últimos cinco anos Portugal passou a dominar, claramente, o top dos países europeus com fogos que afetaram mais de 10 mil hectares (um hectare equivale ao tamanho de um campo de futebol).
O quadro seguinte com os incêndios florestais que desde 2013 mais área queimaram na União Europeia revela que Portugal é claramente o país que tem mais fogos de grandes dimensões.

No entanto, nem sempre Portugal esteve no topo desta lista. Nos anos anteriores, entre 2007 e 2012, a Grécia foi claramente o país europeu com fogos de maior dimensão, sobretudo devido a sete incêndios de agosto 2007.
Resultado de imagem para Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa
Quanto às chamas que atingiram o Centro de Portugal, no Pinhal Interior, em especial Pedrógão Grande, a partir de sábado (17 de junho), os dados europeus separam-no em dois incêndios distintos porque no seu início eram dois fogos diferentes a quilómetros de distância que se juntaram dias mais tarde.
Se agregarmos as duas áreas ardidas, como tem sido feito pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) nas contas oficiais, o incêndio que atingiu o Pinhal Interior queimou cerca de 46.020 hectares.
O último fogo a queimar uma área semelhante na União Europeia aconteceu em 2007 com um incêndio que na Grécia afetou 45.809 hectares.

Fonte: TSF
Foto:  Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário