quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

NOVA NOTA DE 5 LIBRAS É MAIS RESISTENTE E SEGURA, MAS LANÇOU A REVOLTA DOS VEGETARIANOS


 
Bank of England / Twitter
Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.
Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.
A nova nota de 5 libras, emitida pelo Banco de Inglaterra, está a revoltar os vegetarianos britânicos. Tudo porque contém vestígios de produtos de origem animal.
Postas a circular no passado mês de Setembro, as novas notas de cinco libras fizeram história como as primeiras que não são impressas em papel no Reino Unido.
Feitas de plástico, e logo mais flexíveis e resistentes à água, são mais duráveis e exigem menos custos de produção, mas incluem um ingrediente que as torna “inaceitáveis” aos olhos dos vegetarianos. Têm restos de gordura animal que é, normalmente, usada no fabrico de velas e sabonetes.
Banco de Inglaterra confirmou, nesta semana, através do Twitter, numa resposta a uma dúvida de uma utilizadora, que há restos de gordura animal nos “grânulos de polímero utilizados no substrato de base” das notas.
E foi o suficiente para gerar indignação nas redes sociais e não só.
No site Change.org, foi lançada uma petição que já conta com mais de 100 mil subscrições e que apela a que as notas sejam retiradas de circulação, considerando que o seu uso é “inaceitável para milhões de vegans e vegetarianos do Reino Unido”, além de também ofenderem grupos religiosos como os Hindus.
“Exigimos que deixem de utilizar produtos animais na produção de moeda que todos temos que usar”, alega-se ainda nesta petição.
Pelas redes sociais, há quem garanta que vai tentar ao máximo não aceitar estas notas como troco.
Por outro lado, há quem vá brincando com a revolta dos vegetarianos, apontando que aceitam as notas de 5 libras que tanto lhes desagradam em troca de 1 libra.
O facto de as notas de Euro serem feitas a partir de algodão transgénico ainda revolta mais os vegetarianos britânicos, que acreditam que a libra também não precisa de usar produtos de origem animal.
Esta nota já tinha despoletado protestos pelo facto de incluir a figura do político Winston Churchill,que substitui Elizabeth Fry, a quem é atribuída uma importante reforma das prisões britânicas, no Século XIX – deixando a Rainha Isabel como a única representante feminina nas libras britânicas.
Em reacção a estes protestos, o Banco de Inglaterra anunciou que em 2017, a escritora Jane Austenvai figurar nas novas notas de 10 libras.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário