quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: Quem foram os Braganças antes de reinarem?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
D. João IV foi aclamado rei de Portugal a 1 de Dezembro de 1640 e a coroa foi entregue à Casa de Bragança até 1910. Como é que esta linhagem de nobres conquistou influência no país e na Europa?
Na cerimónia de comemoração do Dia da Restauração, o Presidente da República lamentou que o feriado do 1º de Dezembro tivesse sido suspenso pelo anterior Governo e apelou a um Portugal independente.
Paulo Fonseca, presidente da câmara de Ourém, recorreu para o TC, que não lhe deu razão. Fica sujeito à perda de mandato e impedido de ser candidato. Está insolvente. Estão em causa €4,6 milhões.
Timothy Ray Brown descobriu que era seropositivo em 1995. Teria vivido uma vida normal, graças à medicação, não fosse a leucemia que o atacou. Tratou-se, quase morreu, mas curou-se do VIH.
A existência de sobreviventes no acidente do Chapecoense não é caso único na aviação. Mas é raro sobreviverem seis passageiros. Recordamos outras 11 histórias improváveis, quase miraculosas.
As autoridades de aviação da Colômbia confirmaram que o avião que transportava a equipa brasileira do Chapecoense não tinha combustível no momento do impacto. Morreram 71 pessoas.
Primeiro em casa, depois entre amigos. A fadista conheceu assim as canções de Tom Jobim; e entre jantaradas surgiu o "que tal um disco" que agora é editado. Uma conversa com Carminho e Paulo Jobim.
Com o mês de dezembro arrancam também as listas de presentes para oferecer no dia 25. Até ao Natal iremos publicar várias sugestões de prendas divididas por categorias. As mães são primeiro.
A passadeira rosa da Victoria's Secret estendeu-se no Grand Palais, em Paris, para celebrar o fim da gravação do desfile da marca de lingerie. Como dita o dress code, não faltou sensualidade.
Depois da Olaria Negra de Bisalhães, foi a vez de a falcoaria portuguesa ser classificada Património Cultural Imaterial da UNESCO. A decisão foi tomada esta quinta-feira.
Luaty Beirão acaba de publicar o diário que escreveu na prisão. Em entrevista ao Observador, conta que sente Angola a mudar, mas não muito. E espera que Eduardo dos Santos leia o livro. 
Opinião

Maria João Avillez
São 25 distintíssimas, diversíssimas e fortíssimas representações da Mater Dei (assim se chama a exposição), reeditando diálogo quase ininterrupto entre a arte e o sagrado, com Maria como intérprete

Ricardo Santos
Depois das medidas do último ano, Portugal está ainda mais exposto a choques externos. Se o “mundo mudar” e as yields subirem ainda mais, a “culpa” não será só da conjuntura externa.

Helena Garrido
A conjuntura internacional está a mudar rapidamente contra o que precisávamos. A recuperação económica e a confiança externa são frágeis, pelo que o nosso mais urgente problema continua ser financeiro

Paulo Tunhas
O grau de credulidade necessário para acreditar no que nos diz o PCP ultrapassa os limites superiores da imaginação humana. E até o da crença na possibilidade científica das mamografias via satélite.

Rita Coelho do Vale
Como o Estado somos todos nós, quer queiramos ou não teremos que “dar” à CGD vários mil milhões de euros! Em troca do quê? Do serviço público? Do crescimento económico? Ficamos à espera para ver...
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário