quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

AVIÃO DA CHAPECOENSE NÃO TINHA COMBUSTÍVEL NO MOMENTO DO IMPACTO


 
(dv) Polícia de Antioquia
-
As autoridades de aviação da Colômbia confirmaram hoje que o avião que transportava a equipa brasileira do Chapecoense, e que caiu perto do aeroporto em Medellín, provocando 71 mortos, não tinha combustível no momento do impacto.
“Podemos garantir com toda a certeza que a aeronave não tinha combustível no momento do impacto e, por isso, foi aberto um processo de inquérito para determinar o motivo”, disse o secretário de Segurança de Aviação Civil (Aerocivil) da Colômbia, Fredy Bonilla.
O avião, da companhia boliviana Lamia, caiu a 17 quilómetros do início da pista do aeroporto José Maria Córdova de Rionegro, que serve Medellin, provocando a morte a 71 dos 77 passageiros e tripulantes.
falta de combustível, tal como é referido pelo piloto para a torre de controlo momentos antes da queda, é a hipótese que ganha consistência para explicar o acidente ocorrido em Cerro Gordo, perto de Medellín.
Fredy Bonilla lembrou que as normas internacionais exigem que uma aeronave tenha combustível suficiente para cobrir a rota e possua uma reserva adicional para aterrar, se necessário, num aeroporto alternativo.
A tese da falta de combustível foi reforçada pelo um depoimento de um piloto – não identificado – que comandava um outro avião no momento da queda, divulgado por emissoras de TV colombianas, e que circulou por redes sociais no país na noite desta terça.
De acordo com esse depoimento, a tese de falha do piloto ganha força, por não ter calculado adequadamente quanto seria necessário de combustível para completar a viagem.
Luis Pérez, governador de Antioquia, departamento cuja capital é Medellín, contou à imprensa colombiana que conversou no hospital com a auxiliar de voo Ximena Suárez, uma das sobreviventes do acidente.
“O pouco que ela disse foi que as luzes começaram a apagar-se repentinamente e que 40 ou 50 segundos depois sentiu a pancada. Ela só se lembra até aí”, diz Pérez.
Enquanto isso, o diretor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses da Colômbia,Carlos Eduardo Valdes, disse que já foram identificados 59 corpos, sendo 52 brasileiros, cinco boliviano, um paraguaio e um venezuelano.
A Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín, mas, na madrugada de terça-feira, em Cerro Gordo, na Colômbia, o avião em que seguia despenhou-se.
Entre as 71 vítimas, estão 22 jogadores do clube brasileiro, 22 dirigentes, membros da equipa técnica e convidados, 22 jornalistas e nove tripulantes, tendo sobrevivido seis pessoas, três jogadores, dois tripulantes e um jornalista.
ZAP / Lusa / Ciberia

Nenhum comentário:

Postar um comentário