terça-feira, 21 de junho de 2016

Fotorreportagem da V Caminhada Solidária da ADASCA no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue (I Parte)

A tarja para a divulgação esteve afixada no gradeamento em frente da Sede

ADASCA, Associação dos Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, organizou a V Caminhada, no dia 19 de Junho de 2016, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue. Participaram dadores de sangue, amigos e a comunidade aveirense, sempre acompanhados pelo Presidente da Direcção.








































De acordo com o que foi amplamente divulgado ao longo de uns dois meses, a ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, realizou a sua V Caminhada Solidária no pretérito dia 19 no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, ainda que esta data tenha sido celebrada oficialmente no dia 14 do corrente, uma vez que coincidiu com um dia útil da semana, as actividades transitaram para o fim de semana seguinte.

O percurso incluiu diversas ruas da cidade de Aveiro, nomeadamente a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em direção à Estação da CP terminando com lanche no local de partida oferecido aos participantes.

Esta iniciativa contou com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, mais conhecido por IPST, Câmara Municipal de Aveiro mediante a cedência das instalações do Mercado Municipal de Santiago, local onde funciona a Sede da associação como ainda o Posto Fixo para a realização das sessões de colheitas de sangue (veja em www.adasca.pt) , ainda com a Divisão de Transito da PSP, Bombeiros Novos de Aveiro mediante o acompanhamento de uma ambulância e, por fim, à semelhança das edições anteriores, a Escola de Condução de Santa Joana marcou de novo a sua presença, com a qual a ADASCA mantém desde o ano de 2007 um protocolo que possibilita aos dadores associados da ADASCA e seus familiares mais próximos puderem usufruir de vantajosos descontos, mediante a apresentação do cartão de sócio.

Tanto esta iniciativa como as anteriores foram abertas à comunidade aveirense, ainda assim, a deste ano a adesão ficou muito aquém do que era esperado, levando-nos a ponderar a possibilidade de não se voltar a realizar.

A notória quebra de adesão (até mesmo de dadores associados) deixa-nos numa situação desconfortável, senão mesmo ingrata, porque tomar decisões e assumir as consequências, é coisa que ninguém está disposto a assumir nos dias que correm. Sinais dos tempos, aos quais devemos fazer uma leitura atenta e agir em conformidade.

Tanto esta iniciativa como as anteriores, todas decorreram no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue, nunca tiveram por objectivo fins lucrativos, ao contrário de outras semelhantes levadas a efeito por organizações totalmente diferentes da ADASCA, mas, que promovem alguma confusão. Por muito relevantes que sejam as suas actividades do ponto comunitário, estatutariamente são objectivamente diferentes. Ainda bem...

O modelo de atendimento na Sede a quem nos procura e, com bastante frequência vai mudar, ainda que a missão desta associação seja para servir a comunidade doente, nunca para ser servida. Para bom entendedor meia palavra basta… Convém frisar que os quase 4000 dadores associados nem um paga cotas ou joias.

A Fotorreportagem documenta os momentos mais emocionantes, quiçá, não voltam mais a repetir-se. Continuamos a pensar que a necessidade pertence aos outros… este pensamento é de pequenez assustadora. Evidentemente que as pessoas são livres de consumir o seu tempo da forma que mais lhes convém… já agora.

A todos os que fizeram questão de participar em nome da direcção expressamos o nosso mais sincero obrigado, aos que não quiseram participar, não puderam ou por outras motivações que só a razão conhece, temos a dizer que a ADASCA existe há quase 10 anos.

Joaquim Carlos
(Presidente da Direcção da ADASCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário